O cirurgião dentista implantodontista é o responsável por fazer a colocação dos implantes. Os implantes são altamente indicados e recomendados quando há ausência dentária de um, mais de um ou todos os elementos dentais. Hoje as cirurgias para colocação dos implantes são consideradas extremamente seguras com um risco mínimo aos pacientes na maioria dos casos.

O implante é um objeto com forma semelhante a um parafuso feito em titânio que é colocado dentro do osso para suportar um ou mais dentes dependendo do caso. O titânio é um material inerte que favorece o crescimento ósseo-fibroso ao seu redor fazendo com que haja uma fixação dentro do osso. Suporta muito bem a carga exigida durante a mastigação e tende a durar muitos anos, desde que o paciente faça visitas periódicas ao dentista para a manutenção dos mesmos. As próteses sobre implante são os dentes ou coroas que são aparafusados ou cimentados sobre os implantes que estão dentro do osso, confeccionadas em porcelana quando definitivas e em resina quando temporárias.

Com o avanço tecnológico nesta área pode-se fazer com relativa segurança a carga sobre os implantes em 45 dias, ou seja, hoje em dia temos implantes de marca e modelo específicos que podem receber o dente sobre o parafuso que está dentro do osso (prótese sobre implante) em 45 dias. Com a utilização dos lasers de baixa potência pode-se aliviar o desconforto pós-operatório e acelerar o processo de cicatrização.