A laserterapia é uma modalidade recente nos tratamentos de saúde. Utilizado tanto na medicina quanto na odontologia o laser se mostrou extremamente eficiente na analgesia de dor pós cirúrgica, traumática e crônica, estimulação de crescimento tecidual para acelerar a cicatrização e a reparação de alguns tecidos, para auxiliar o diagnóstico de doenças orais dentre outras coisas de extrema importância para a odontologia. A utilização mais celebre e conhecida do laser em odontologia é o clareamento ou branqueamento dental, que consiste na degradação de pigmentos que ficam sub superficialmente e fazem o dente parecer amarelado ou acinzentado.

Vale ressaltar que em alguns casos o dente apresenta uma cor diferente por outros motivos que não a pigmentação sub superficial, só o cirurgião-dentista tem condição de avaliar e diagnosticar os problemas que levam a mudança de cor da estrutura dental.

Na modalidade de analgesia e auxílio na reparação tecidual, destaca-se a utilização do laser pós cirurgias de implante e de extração de dentes do siso, aumentando o conforto e diminuindo o inchaço para o paciente.