O especialista nesta área é o odontopediatra que, assim como na medicina é um dos especialistas de maior importância na odontologia. Eles são os responsáveis por prevenir, diagnosticar e tratar as doenças bucais das crianças e adolescentes, além de incentivar e ensinar os cuidados necessários com a saúde bucal tanto para as crianças quanto para os pais.

Esta especialidade exige um vasto conhecimento por parte do profissional que a exerce, o pediatra tem que fazer um atendimento multidisciplinar para obter o êxito em seus tratamentos, isto implica em saber e entender todas as áreas da odontologia.

Não existe um período ideal ou mínimo para levar a criança ao odontopediatra, mesmo antes dos dentes de leite irromperem na cavidade oral os pais devem comparecer ao consultório para se informar sobre como será a higienização oral da criança para prevenir uma série de doenças que podem aparecer ao longo do tempo. Aprender a higienizar a boca da criança e entender alguns fundamentos sobre a formação da cárie dentária inclusive nos bebês é de grande importância para a prevenção da doença ao longo da vida, uma vez que o hábito de cuidar da cavidade oral inicia-se na infância.