Endodontia – Omne Odontologia

3. Endodontia
Tratamento - Endodontia

Endodontia

O endodontista é o profissional responsável por realizar o tratamento de canal ou tratamento endodôntico. O canal é um tecido mole constituído por vasos sanguíneos (arteríolas, vênulas) e nervo envolto pelo tecido duro que compõem o dente, quando o processo de cárie atinge esta região aparecem dores fortes associadas a dores de cabeça e dores por toda a face que podem alertar sobre uma pulpite aguda (inflamação aguda da polpa). Quando este tecido mole entra em processo de morte (necrose) conhecido como pulpite crônica, que pode ocorrer por uma pancada forte ou por infecção bacteriana como é o caso da cárie, por exemplo, podem ocorrer dores menos fortes na região do dente afetado associado a inchaço da face, estes são os momentos que normalmente o paciente procura ajuda do cirurgião dentista.

Basicamente o tratamento endodôntico é a remoção e limpeza do interior do dente depois que o tecido mole está necrótico e/ou contaminado por bactérias.

Com o avanço tecnológico o tratamento de canal pode ser feito em uma única sessão e em quase todos os casos sem dor, isso é possível devido aos novos equipamentos e ações diferenciadas de anestésicos locais, dando total conforto ao paciente. Além de não ter que se submeter a várias intervenções no mesmo dente, a chance de sucesso no tratamento é muito maior, uma vez que o dente sofrerá uma única intervenção e será vedado diminuindo a chance de haver uma nova contaminação bacteriana. Para aumentar a chance de sucesso após o tratamento endodôntico o endodontista utiliza uma tecnologia extremamente recente para diminuir a contaminação bacteriana do canal através do laser de baixa potência associado a corantes, como outras funções do laser em endodontia podemos listar a analgesia e a estimulação de células reparadoras para período posterior ao tratamento endodôntico.

Todos os casos de canal podem ser feitos em sessão única?

A grande maioria dos casos sim, alguns poucos casos precisam de mais consultas, isso normalmente acontece quando existe uma infecção bacteriana muito intensa no local e se faz necessário outros mecanismos para controlar a contaminação que estão além do tratamento de canal. Outra exceção é quando há uma quantidade muito grande de secreção dentro do canal que está sendo tratado, pode ser um sangramento intenso, pus ou qualquer outro tipo de fluido que esteja saindo da parte interna do dente, isso pode levar a dissolução do cimento utilizado e a futura recontaminação do canal. Portanto é indicado o curativo e o fechamento definitivo em outra ocasião.

O mais importante a ser notado é que o dentista sempre fará de tudo para fechar o canal o mais rápido possível com o menor número de consulta possível para evitar contaminações externas devido a abertura e fechamento do dente.

O que causa a dor de dente e qual o nome da doença que leva a necessidade de tratar o canal?

Pensando na dor de dente com relação ao tratamento de canal temos como principal fator de dor de dente a contaminação do canal do dente por bactérias vindas do processo de cárie dental. As bactérias da cárie conseguem desmineralizar os dentes formando cavidades que podem chegar até o canal do dente, quando isso acontece um processo inflamatório bem forte é desencadeado no canal do dente fazendo com que haja a morte daquele tecido. Neste momento em que o canal começa a sofrer necrose temos a pulpite, as dores são mais fortes, constantes e normalmente indicam a necessidade de fazer o canal.

Quais os riscos em não tratar o canal de um dente?

O não tratamento do canal de algum dente que esteja infeccionado pode levar a um quadro importante de infecção sistêmica. Por si só este quadro já é bastante preocupante e normalmente necessita de internação para o tratamento. Além disso, a chance de perder o dente é enorme, uma vez que a infecção irá se aprofundar cada vez mais até atingir áreas nobres do dente, principalmente as de sustentação e vão fazer com que o dente seja extraído ou se solte naturalmente.

Qual a chance do tratamento de canal não ter sucesso?

Existe uma pequena quantidade de pacientes que não respondem adequadamente ao tratamento de canal. Quando isso ocorre precisamos analisar minuciosamente qual o motivo para o insucesso. Na maioria dos casos o insucesso está relacionado a não desinfecção total da ponta da raiz, trajetos sinuosos dentro do próprio canal, presença de algum canal não visto durante o tratamento e extravasamento para fora do dente de material que foi usado para obturar o canal. Na maioria dos casos executamos um procedimento cirúrgico para resolver de vez o problema, este procedimento é chamado de cirurgia paraendodôntica que visa corrigir os motivos de insucesso para o tratamento.