Estomatologia – Omne Odontologia

3. Estomatologia
Tratamento - Estomatologia

Estomatologia

O cirurgião dentista estomatologista é o profissional responsável por fazer o diagnóstico clínico das lesões orais e maxilofaciais. Existem milhares de doenças que acometem as regiões orais e maxilofaciais assim como em qualquer outra parte do corpo, neste caso é de extrema importância o diagnóstico preciso das lesões por um profissional bem capacitado.

Depois de acompanhar o paciente clinicamente o estomatologista formula hipóteses diagnósticas. Para se chegar ao diagnóstico final é bastante comum a utilização de exames complementares, dentre eles pode-se destacar a Biópsia e a Citologia Esfoliativa, ambas coletadas na clínica pelo estomatologista e encaminhadas a laboratórios específicos que fazem o processamento do material. Estes laboratórios contam com cirurgiões dentistas patologistas bucais que utilizam o microscópio para visualizar o material coletado na clínica e emitir um laudo que auxilia o estomatologista a chegar ao diagnóstico final.

O que esperar de uma consulta com estomatologista/patologista bucal?

Você é minha prioridade a partir do momento que entra no consultório para atendimento. Sou ouvinte e o que importa é o que você tem para me contar. Você vai me relatar seus sintomas, histórico de saúde e exames que já realizou pertinentes aos seus sintomas. Essa conversa é chamada de Anamnese e nela você me relata com detalhes seus sintomas e queixas. Vou realizar um exame físico extra e intraoral para avaliar todas as estruturas. A partir daí posso ter algumas suspeitas ou até mesmo um diagnóstico fechado, caso necessário, vou solicitar outros exames ou  realizar uma biópsia.

Meu atendimento é voltado para pacientes com nódulos ou caroço na boca, feridas que não cicatrizam, dor na boca que não passa, ardência bucal, mancha avermelhada ou esbranquiçada, herpes recorrente e outras queixas e lesões orais.

Qual a doença mais comum da cavidade oral?

A doença mais comum da cavidade oral é a cárie. O seu tratamento é extremamente simples, normalmente sendo feito através da remoção do tecido cariado e restaurando a cavidade com resina. Além da cárie existem muitas outras doenças e lesões da cavidade oral que demandam diagnóstico e tratamento.

Qual a função da biópsia para o diagnóstico de lesão de boca?

Para fecharmos um diagnóstico é essencial juntarmos achados no exame clínico, histórico do paciente e características da lesão, por exemplo, localização, cor, aspecto.

Com todos estes dados elaboramos o diagnóstico diferencial. Porém muitas doenças têm aspectos extremamente semelhantes, por isso precisamos ver as lesões mais a fundo. Neste momento usamos a biópsia, que é um fragmento de lesão que é levado a um laboratório e visualizado em um microscópio para obter o diagnóstico final. Claro que quanto mais cedo for feito o diagnóstico mais fácil será a cura da doença.

Como detectar precocemente uma lesão maligna de língua?

A forma mais correta é fazer o autoexame na cavidade oral com bastante atenção. Olhe no espelho a região dos lábios e bochechas, depois olhe as bordas da língua e a parte de baixo, o céu da boca e garganta.

Caso note uma úlcera indolor persistindo por mais de 10 dias procure um dentista para ajudar a fazer o diagnóstico.

Quando o dentista receber o paciente nesta condição fará uma biópsia da lesão para confirmar ou descartar a lesão maligna.

Qual a relação entre patologia bucal e estomatologia?

A estomatologia é totalmente dependente da patologia bucal, assim como a recíproca também é verdadeira. A estomatologia é a área que estuda a parte clínica e faz o atendimento ao paciente, elabora um diagnóstico diferencial e pode iniciar o tratamento. A patologia bucal fornece as bases teóricas para a estomatologia, sendo uma área mais laboratorial e voltada para o estudo da estrutura celular que leva ao aparecimento das doenças. São os patologistas que estudam as lâminas das biópsias para poder fornecer ao estomatologista um laudo, que muitas vezes é determinante para a realização do diagnóstico.