Periodontia – Omne Odontologia

3. Periodontia
Tratamento - Periodontia

Periodontia

É a especialidade da odontologia que trata as doenças gengivais e das estruturas de sustentação dos dentes. Além de tratamentos estéticos e funcionais sempre relacionados à gengiva e osso.

O que é doença periodontal?

A doença periodontal é uma doença que afeta desde a gengiva até o osso que envolve o tecido de suporte do dente.

A doença periodontal é provocada, principalmente pelo biofilme dental que se acumula sobre os dentes devido a vários fatores, os principais são déficit na higiene bucal e mais recentemente a questão genética parece ser bastante determinante tanto para a formação do biofilme dental quanto para o processo inflamatório que ocorre no tecido gengival. O biofilme dental é responsável pela inflamação da gengiva e do periodonto (estrutura que sustenta os dentes, osso alveolar, ligamento periodontal e cemento).

Quando acumulada por um longo período, o biofilme dental pode endurecer pela deposição de sais minerais da saliva, originando o acúmulo de cálculos principalmente nas regiões anteriores inferiores, que são popularmente conhecidos como tártaro, que também contribui para a inflamação na gengiva e, progressivamente para as doenças periodontais. Uma vez estabelecida a inflamação, pode ocorrer sangramento gengival, mau hálito e mobilidade dos dentes, podendo chegar até a perda dos mesmos.

Para que serve o tratamento periodontal?

Serve para diminuir a quantidade de biofilme e cálculo (tártaro) da superfície do dente. Como a doença periodontal está intimamente ligada a presença do tártaro na região fazer sua remoção é imprescindível para que haja melhora no quadro de saúde do paciente.

Após a remoção do biofilme o dente normalmente fica poroso e riscado, para evitar uma nova colonização bacteriana utilizamos métodos para polir o dente como um todo, tornando a superfície mais lisa e portanto dificultando uma nova colonização bacteriana na região.

Existe cura para a doença periodontal?

Esta pergunta é extremamente difícil de responder, em alguns casos até podemos entender que houve remissão total dos sintomas, mas a palavra cura talvez não seja o melhor termo. O paciente que desenvolveu a doença terá que ser monitorado por toda a vida por que em algum momento a doença pode retornar, portanto acreditamos mais na palavra controle do que propriamente em cura.

Existe uma parte da periodontia que trata de estética?

Sim, dentro da periodontia existem vários procedimentos estéticos como as cirurgias plásticas gengivais e os enxertos de tecido conjuntivo em áreas que a raiz do dente ficou exposta devido a retração gengival e perda óssea. Todos esses procedimentos visam devolver a estética e a função do tecido gengival.

As cirurgias plásticas gengivais são extremamente importantes, principalmente para pacientes que reclamam de dentes curtos ou que a gengiva é muito espessa, o famoso sorriso gengival. Muitos destes casos podem ser resolvidos com uma pequena intervenção cirúrgica que devolve a autoestima ao paciente, principalmente para jovens e adolescentes, embora o procedimento não apresenta limitação de idade, a mudança na vida de jovens e adolescentes é incrível.